A Talk’nCast é a uma empresa que nasceu nos corredores da FACOL como um projeto dos alunos do curso de Sistema de Informação, um projeto que nasceu dentro da academia, somos a primeira startup de produção e edição de Podcast do interior de Pernambuco. Os criadores Raphael Oliveira e Adriano João são alunos da instituição e ouvintes apaixonados pela mídia Podcast.

Raphael Oliveira tinha o seu Podcast que se chamava Poddiola em meados de 2009, onde ele falava basicamente sobre música e meio que sem querer ele foi um dos pioneiros (fazendo as coisas do seu jeito) com esse tipo de mídia no Estado de Pernambuco, Raphael produzia de maneira independente todo o conteúdo, porém o projeto teve poucos episódios produzidos mas se contar que o podcast foi uma mídia que nasceu em meados de 2004 nos EUA, foi bastante interessante acompanhar de maneira embrionária uma ideia que viria se tornar numa Startup sete anos depois.

Adriano João sempre foi um entusiasta da mídia, e o podcast é um tipo de mídia que aproxima as pessoas, é um nicho bastante unido e articulado onde se tem uma rede de pessoas interessadas em novos conteúdos e divulgação de produções seja qual for o tema, é interessante notar que podemos encontrar podcasts que tratam desde Tecnologia até temas como produção caseira de Cerveja.

Ao perceber através de conversas que tinham esse gosto em comum pelo podcast, começaram as conversas para transformar o gosto pela mídia, em uma forma de contribuir com a comunidade, que conhecemos por Podosfera e também poder ser uma forma de gerar renda.

Traçamos alguns objetivos, sempre com o suporte de nossos professores que nos deram suporte em questões organizacionais e técnicas e assim em 2016 colocamos o site da Talk’nCast no ar (www.talkncast.com.br), nós nos comprometemos com a ideia de que a mídia precisava ser mais reconhecida na nossa região e que paralelamente poderíamos prestar serviços para centros onde o Podcast já é uma cultura mais conhecida, isso só é possível pelo fato de toda nossa operação de prestação de serviço se dá através da internet, então no nosso plano de negócio podemos trabalhar para qualquer um que queira ter o seu podcast produzido, mesmo estando em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

Começamos nossas operações através do podcast O Som na Cidade, que é um programa produzido, editado e apresentado por Raphael Oliveira, um dos criadores da Talk’nCast, o programa trata sobre música e já tem mais de um ano de produção e começa a ter o seu lugar na Podosfera brasileira, no ano de 2016 atingiu a marca de mais de 4 mil donwloads e no início de 2017 teve o seu conteúdo portado para uma rádio local da cidade de Vitória de Santo Antão.

Também prestamos serviço de edição para uma equipe que produz o podcast Podcrastinadores, que trata basicamente do universo de produções Cinematográficas e Séries, que entre os membros tinha o ator Fernando Caruso da Globo, foi o início de nossas operações e fomos aprendendo a lidar com custos de produção, trabalhar com prazos e tratar com um cliente real, foi o nosso primeiro desafio, pois tínhamos que gerenciar tudo isso com a Talnk’nCast em Pernambuco e os produtores do Podcrastinadores no Rio de Janeiro.

Foi em meados de 2016 que nós iniciamos uma próspera parceria com o site Deviante, que é responsável pela produção de alguns dos mais importantes podcasts Brasileiros, entre eles o Scicast, que é o maior podcast de divulgação científica do Brasil, reconhecido por toda a comunidade nos quatro cantos do nosso país. Através da Deviante também pegamos o projeto do Miçangas Podcast, que é um podcast de entretenimento que tem como hosts dois membros do Scicast, Marcelo Guaxinin e Juliana Vilela, no Miçangas os temas são mais leves e com uma proposta de abordar temas interessantes tratados com muito bom humor.

Juntamente com esses projetos que começava a surgir na caixa de entrada dos nossos emails, assim como tínhamos pensado na concepção de nossa Startup, surgiu a ideia de fazer um Podcast da instituição onde estudávamos e assim contribuir para o crescimento da mídia no nosso Estado. Iniciamos o projeto do Facol Podcast na Expofacol de 2015, é o principal evento acadêmico da instituição e já neste primeiro ano, tivemos a oportunidade de produzir programas que cobriu todo o evento, inclusive com a participação do Jornalista/Apresentador Marcelo Tas. O projeto é um sucesso e ganha cada vez mais adeptos e admiradores.

Surgiu para nós também a oportunidade de pegar um projeto sensacional que vinha começando as suas atividades e que a participação da Talk’nCast foi fundamental para o desenvolvimento do conteúdo, estou falando do podcast Fronteiras no Tempo, que tem como tema principal a História, este podcast é um de nossos orgulhos justamente pelo fato de ter nascido e os produtores terem chegado para nós através de outros trabalhos que vínhamos produzindo e assim colocarmos o “padrão Talk’nCast de qualidade” nas edições.

É essa marca que nós procuramos ter, onde sempre estamos dispostos a entregar o melhor de nós para que os programas que produzimos tenha excelência de áudio, excelência de conteúdo e que a cada programa produzido a missão de informar e divertir seja garantida por uma produção e edição impecáveis.